A Bicicleta no Brasil (2015)
O trabalho apresenta uma compilação de dados, informações e curiosidades acerca dos usos e da cultura da bicicleta no Brasil. A produção e direção editorial fica por conta de Daniel Guth, líder da rede Bicicleta para Todos. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, declara Guth.
O livro foi organizado em forma de parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a ONG Bike Anjo e UCB – União dos Ciclistas do Brasil. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil” diz Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike.
Além dos organizadores, também participaram da elaboração do livro grupos, entidades e organizações de dez cidades diferentes. São elas: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).
“O livro fornece informações valiosas para a análise e a adoção de políticas públicas nas cidades”, afirmam Celso Sakuraba e Felipe Alves, da Associação Ciclovida de Fortaleza. Expondo o estudo de dez capitais brasileiras, o livro introduz o contexto nacional e local de cada cidade para o desenvolvimento e promoção do uso da bicicleta, além de traçar os desafios do cicloativismo, o contexto público e do mercado, e o perfil de uso dos usuários. “O livro demonstra o amadurecimento da sociedade civil em relação à bicicleta”, conta André Geraldo Soares, Presidente da União de Ciclistas do Brasil.
O livro “A Bicicleta no Brasil”, que conta com o apoio do Itaú, é organizado por André Geraldo Soares, Daniel Guth, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel, tem fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini. “O maior resultado deste livro é ver que o Brasil já é um país das bicicletas e que diversas cidades já estão se mobilizando para dar ainda mais espaço às magrelas”, afirma João Paulo Amaral, articulador da rede Bike Anjo.