Logo
Cadeado fechado Área do associado

INMETRO iniciará testes de qualidade em capacetes para ciclistas

03/11/2014 15h57 - Atualizado em 02/12/2016 11h37

Na última quinta-feira, dia 30 de outubro, a Aliança Bike participou de reunião com o INMETRO na qual também estavam presentes as associações Abradibi, Simefre e Abraciclo, para discutir a proposta de análise de qualidade dos capacetes para ciclistas e usuários de patins, skates e semelhantes, com foco nos aspectos relacionados aos requisitos de segurança.

Os capacetes para ciclistas e usuários de patins, skates e semelhantes serão analisados pelo Programa de Análise de Produtos do INMETRO, após a coleta de 6 modelos adultos e 4 modelos infantis disponíveis atualmente no mercado. Os capacetes serão submetidos aos ensaios no Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.  Para a amostragem, serão priorizados modelos mais acessíveis financeiramente à população.

Após verificar a qualidade dos capacetes no mercado, existe a possibilidade da elaboração de uma Portaria para alteração da norma brasileira. Após o resultado dos testes, os fabricantes terão oportunidade de se manifestarem. O processo deve ser concluído até março do ano que vem, quando haverá uma nova reunião.

A iniciativa do INMETRO surgiu de uma necessidade de informar o consumidor brasileiro sobre normas e regulamentos técnicos dos produtos para que, na hora da compra, o consumidor levasse em conta outros quesitos além do preço.  


Os filiados da Aliança Bike têm acesso, na área restrita para associados, à NBR 16175/2013 em português e inglês. 



Downloads relacionados