Logo
Cadeado fechado Área do associado

Normalização padronização e revisão

23/10/2018 18h28 - Atualizado em 25/10/2018 14h52

PDF

Baixar versão em PDF

A Aliança Bike tem participado dos processos de normalização, padronização e revisão das normas de classificação de bicicletas, bicicletas elétricas, bicicletas infantis e ciclomotores. Estas agendas estão sendo conduzidas pela ABNT, com vistas a atualizar o posicionamento do Brasil perante a comunidade internacional. 

A associação já participou de duas reuniões com grupo diferentes. A primeira delas foi em 17 de Outubro na Comissão de Estudo de Bicicleta e Ciclos, da ABNT, e da Comissão de Estudos de Ciclomotor e Motoneta. A pauta era um estudo de proposta de normalização ABNT e ISO da norma internacional 4210 - Cycles - Safety requirements for bicycles -  Part 10: Safety requirements for electrically power assisted cycles (EPACs). Ou seja, requerimentos de segurança para bicicletas elétricas (pedal assistido). A reunião apenas apresentou os detalhes da pauta e foi encaminhado que a próxima reunião, que acontecerá no dia 30 de Outubro, definirá o grupo de trabalho, coordenação e secretaria, bem como a participação do Brasil na reunião ISO, que acontecerá em Novembro na Europa.

A segunda aconteceu hoje dia 23/10, na sede do SIMEFRE e foi primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai discutir a revisão da Categoria L (Ciclomotores) da norma ABNT13776, que trata da classificação de veículos rodoviários automotores seus rebocados e combinados. Nosso maior foco neste GT é observar a classificação das bicicletas elétricas e diferenciá-las dos ciclomotores. O objetivo deste encontro foi apenas o de validar o GT e apresentar a situação atual da classificação no Brasil e também mostrar como é a regulamentação européia, na qual o grupo vai se basear para revisar a norma brasileira.