Logo
Cadeado fechado Área do associado

Secretário Nacional de Mobilidade Urbana recebe a Aliança Bike em seu gabinete

19/07/2018 17h16 - Atualizado em 19/07/2018 17h17

PDF

Baixar versão em PDF


A Aliança Bike foi recebida na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, na sede do Ministério das Cidades em Brasília, por Inácio Bento de Morais Júnior, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), e por Aguiar Gonzaga Vieira da Costa, analista de infraestrutura da mesma Secretaria.

A conversa foi em torno da necessidade de se ampliar as políticas cicloviárias no país, de forma participativa e com uma agenda construída a muitas mãos. O Secretário anunciou o desejo de constituir um grupo de trabalho (GT) entre a SEMOB e organizações sociais envolvidas com a promoção do uso de bicicleta para justamente desenvolver estas políticas conjuntamente.

Daniel Guth, representante da Aliança no encontro, também entregou documentos produzidos pela Aliança, os resultados do estudo Economia da Bicicleta no Brasil e o fact sheet sobre bicicletas elétricas. Morais Júnior ficou impressionado com os resultados da Economia da Bicicleta e disse que são dados fundamentais e importantes para que a agenda pública consiga avançar com mais dados e informações sobre investimentos em infraestrutura nas cidades brasileiras. O Secretário, ainda, pessoalmente apoiou o desenvolvimento das bicicletas elétricas nas cidades brasileiras, colocando a SEMOB também à disposição para debater este pleito.

O analista da SEMOB, na reunião, revelou que a SEMOB está produzindo um sistema online para auxiliar prefeituras de municípios de pequeno porte a construírem seus próprios planos de mobilidade - exigência legal com prazo máximo em Abril de 2019. Por conta disso mostraram-se particularmente interessados em conhecer os dados e informações que estarão no livro O Brasil que Pedala - A cultura da bicicleta nas cidades pequenas, que será lançado no mês que vem pela Parceria Editorial composta por Aliança Bike, Bicicleta para Todos, União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Rede Bike Anjo.