Logo
Cadeado fechado Área do associado

De olho na Segurança: Aliança Bike atua há 1 ano em grupo de trabalho com a Secretaria de Segurança Pública

19/09/2017 16h40 - Atualizado em 19/09/2017 16h42

PDF

Baixar versão em PDF

Com o objetivo de construir uma agenda comum para soluções que coíbam roubos e furtos de bicicleta em São Paulo, desde Setembro de 2016 um grupo de trabalho composto por várias organizações vem se reunindo com a Secretaria de Segurança Pública. A Aliança Bike faz parte do grupo e os trabalhos já apresentam resultados. Listamos abaixo algumas das principais ações nos últimos meses:

* Criação de um cadastro público para recuperação de bicicletas. Feito tanto para consultar caso uma pessoa tenha uma bicicleta roubada ou furtada, mas também para quem deseja adquirir uma bicicleta usada. O link para o cadastro é esse: www.ssp.sp.gov.br/consultabicicleta

* Pesquisa de vitimização para identificar o percentual de pessoas que fazem boletim de ocorrência e, se não fazem, os motivos por que não fazem. Nesta matéria do Estadão há os resultados da subnotificação: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,enquete-indica-que-50-dos-roubos-de-bike-nao-levam-a-bo,70001722398

* A reorganização do sistema de notificação por meio do boletim de ocorrência, com padronização de informações e a inclusão de campos que antes não constavam na base como cor e tamanho do quadro, aro, marca e modelo, entre outras informações. Melhorando, desta forma, as estatísticas e ampliando as possibilidades de recuperação da bicicleta roubada ou furtada.

* A atualização da situação das bicicletas apreendidas nos DP’s e suas informações.

* Análise dos boletins de ocorrência para obter um diagnóstico sobre roubos e furtos de bicicletas em São Paulo, bem como identificação do modus operandi dos crimes como padrões, abordagem, hotspots (locais mais frequentes), entre outros.

Segurança Pública na Brasil Cycle Fair

Durante a Brasil Cycle Fair a Aliança Bike distribuirá cartazes com dicas sobre o que deve ser feito em caso de roubo ou furto de bicicleta. A peça é destinada a lojistas, no entanto haverá uma quantidade à disposição do público em geral. No domingo, às 17h20, no palco principal na parte externa da Brasil Cycle Fair, a Secretaria de Segurança fará uma apresentação sobre o desenvolvimento do trabalho deste grupo.